Informações sobre Grama Bermuda
Por Elielton Santos em
Nome científico: Cynodon dactylon. Classe Monocotiledônea. Família: Poaceae. Origem: Ilhas Bermudas - Africa. Luminosidade: Sol Pleno. Clima: Tropical, Equatorial e Subtropical - Nomes Populares: Grama bermuda, "bermudas", Grama Seda e Tifton.
Características:
Essa variedade possui folhas estreitas, muito macias de formação densa e coloração verde intenso.
Grama híbrida muito resistente, possui ótima capacidade de recuperação quando submetida a desgastes por pisoteio e compete bem contra pragas e ervas daninhas. Por este motivo, essa grama é indicada para formar gramados esportivos, como campo de futebol, polo e golfe, e de laser como playground e outros.
Esta espécie adapta-se melhor em locais de clima quente e a sol pleno, sendo necessários aproximadamente 25 a 44 mm de água por semana para se desenvolver bem e crescer de forma saudável.
O plantio da grama Bermudas deve ser realizado em solos férteis com boa capacidade de aeração; sua aplicação no solo é bem fácil, porque é colhida em formato de tapetes que facilitam o manuseio na hora do plantio.
Custo benefício e preço m2:
O preço da grama Bermuda varia conforme a região em que é produzida, e pode custar em torno de R$ 3,50 a R$ 5,00 por m2 mais frete. Proporciona (Médio custo) para plantio e manutenção em jardins, e (alto custo) para plantio e manutenção em campos esportivos. Essa grama não exige podas muito frequentes e recomenda-se que seja aparada sempre que suas folhas ultrapassarem dois a três centímetros de altura. Com a chegada do outono seu crescimento diminui, período este em que a grama começa a se preparar para o ciclo de dormência, que ocorre durante o inverno.
Como plantar grama Bermuda:
Sua aplicação no solo é bem fácil, porque é colhida em formato de tapetes que facilitam o manuseio na hora do plantio.
É importante preparar bem o solo que irá receber a grama removendo todo tipo de resíduos que possam obstruir o contato da grama com o solo, ex: entulhos, pedrisco, pedaços de madeira, raízes de arvores, etc.
A adubação também precisa ser constante, para que o gramado possa crescer e se desenvolver.
Dica: ao iniciar o plantio, alinhe os primeiros tapetes utilizando uma "linha de pedreiro" ou algo semelhante, estenda os tapetes um ao lado do outro e depois faça uma cobertura com terra fértil em todo o gramado.
Obs. Irrigue a grama no mesmo dia em que a mesma estiver sendo plantada. Em caso de dúvidas consulte um agrônomo. Leia mais dicas em
Como plantar grama tire todas as suas dúvidas.
Manutenção e cuidados:
A grama bermudas necessita de muitos cuidados para que se mantenha sempre forte, bonita e saudável; recomenda-se manutenção frequentemente; adubação e calagem precisam ser feitas pelo menos duas veses por ano.
Leia o nosso artigo com dicas e informações sobre
Adubação para gramas e tire dúvidas.
Dica: No inverno recomenda-se a realização de uma cobertura com terra adubada em todo o gramado; este procedimento ajuda proteger a grama contra o ressecamento, ocasionado pelo frio das fortes geadas que normalmente ocorrem nesta época do ano.
Leia outras informações sobre Grama Bermudas
Nossa produção esta localizada em Itapetininga SP, há aproximadamente 160 km de São Paulo SP. Nossas gramas tem qualidade certificada pelo Ministério da Agricultura.